quarta-feira, 28 de maio de 2014

"UMA BURCA POR AMOR", REYES MONFORTE - ED. PLANETA


Em um livro bastante intenso, a jornalista e escritora espanhola Reyes Monforte narra uma história de amor incondicional.

Comovente, violenta, real, o drama de Maria, uma espanhola que apaixonou- se por um homem do Afeganistão e padeceu horrores por esse amor.

Reyes Monforte apresentava seu programa na rádio quando sua equipe passou a ela um telefonema. Do outro lado da linha, uma voz nítida vinha do Afeganistão. Era María Galera, uma espanhola que pedia ajuda enquanto relatava sua história - em uma viagem a Londres havia conhecido um muçulmano por quem se apaixonara perdidamente ao ponto de se casar, converter-se ao islamismo e acompanhá-lo até seu país de origem. Porém, não conseguiram sair do país prontamente e voltar a Londres como haviam planejado. Desconhecendo totalmente as leis do regime talibã, María nunca poderia imaginar as situações que teria de suportar.

A história virou livro e também um filme (veja o filme abaixo, na íntegra, em espanhol): paixão e luta pela sobrevivência.

Um relato surpreendente de uma mulher que abriu mão da própria identidade em nome do amor.

O livro foi lançado em 2007 e para aqueles que gostam de histórias verídicas, eis uma ótima sugestão.










Filme:





domingo, 25 de maio de 2014

"LOUCO AOS POUCOS", LIBBA BRAY - ID EDITORA



Este é o oitavo livro da escritora norte americana Libba Bray, porém foi o primeiro dela que li e a experiência foi super positiva, pois a partir dele busquei mais obras da autora.

Já li alguns comentários não tão favoráveis do livro aqui pela web, mas acho importante salientar que antes de começarmos uma leitura devemos saber em qual viagem estamos embarcando.

Libba Bray escreve para adolescentes, então se fores entrar nessa aventura, procure ler com os olhos coloridos da adolescência, pois trata-se de uma literatura fantástica, com direito a uma garota-anja-punk e um deus viking aprisionado no corpo de um gnomo de jardim.

O livro envolve temas bastante atuais da realidade dentro desse mundo de fantasia.

Recomendo a leitura.

Importante lembrar que o livro ainda ganhou o Publishers Weekly na categoria de Melhor Livro Infanto-juvenil do Ano em 2009, o Michael L. Printz Award em 2010 e foi indicado para Locus Award na categoria Melhor Livro Young Adult também em 2010.



Trechos e frases:


"As pessoas sempre acham que conhecem os outros, mas não conhecem. Não de verdade. Digo, talvez saibam coisas a respeito do outro, que não comem rosquinhas ou que gostam de filmes de ação ou sei lá o quê. Mas ninguém sabe o que seus amigos fazem quando estão sozinhos em seus quartos, à noite, ou o que aconteceu com eles quando eram crianças, ou se eles se sentem fodidos e tristes sem nenhum motivo.
Imagino Gonzo sozinho, sentado no seu quarto, sentindo-se sozinho e triste, e eu odeio isso, pois agora me sinto responsável por ele de uma maneira que não queria."



"Minha mãe chora um pouquinho, silenciosamente, como ela sempre faz. Ela nunca emite um som, mesmo quando está chorando, e isso me deixa um pouco triste. Não me parece certo. Quando você chora, as pessoas deviam ouvir. O mundo devia parar. Aperto as mãos da minha mãe e ela aperta de volta. Não digo nada, mas pelo menos ela percebe que eu ouvi."



"Eu flutuo no espaço. É gostoso aqui. Um cometa passa por mim. Uma estrela. A Vaca Buddha passa girando em posição de flor de lótus, sentada na sua carne de hambúrguer. Ela levanta o casco e faz um cumprimento zen. Fui abençoado pela Vaca. Amém."





sexta-feira, 23 de maio de 2014

"A TRAVESSIA", WILLIAM P. YOUNG - ED. ARQUEIRO



Um livro escrito pelo canadense William P. Young, o mesmo autor de 'A Cabana'.

'A Travessia' conta a história do personagem Anthony Spencer, um empresário orgulhoso, egocêntrico e que não mede consequências para conseguir o quer, até que o destino, em decorrência de um AVC, deixa-o em coma levando-o a uma viagem entre o Céu e a Terra.

Nesse período ele se depara com suas dores e tristezas interiores, confuso e sem entender sua atual situação e onde se encontra naquele momento, sua consciência o leva a vários questionamentos sobre sua vida, sobre quem realmente é e sobre tudo que tem perdido nesses anos; a esperança, as amizades, o amor verdadeiro, entre tantos sentimentos.

Um livro que mega recomendo, pois é uma leitura acessível que prende o leitor. Ótimo para uma boa reflexão!



Trechos e frases:


A Travessia

Eu o encontrei na encruzilhada
Onde os caminhos se encontram
Não quis saber seu nome
Não me importei em perguntar

Não pude ver sua queda
Enxergava apenas o que meu olhar via
E embora dissesse amar
Meu amor quase inexistia

Não queria deixá-lo ir
Não era essa minha intenção
Simplesmente desviei os olhos
Não falei o que dizia o meu coração

Escolhi não trilhar esse caminho
Por mais que o desejasse
Mas fingi que você não estava ali
Como se você não importasse

Em volta do pescoço e do coração
Trago essa corrente de ouro
Um grilhão mais real do que você para mim
Que nos mantém afastados um do outro

Preciso de uma Voz que me responda
Preciso de Alguém que seja verdadeiro
De novos olhos que me permitam ver
Que Você está em mim por inteiro

Oh, Alguém, por favor, me ajude a cruzar
Este caminho entre dois extremos
E conduza minha alma despedaçada 
À realidade que por ora não vemos






quinta-feira, 22 de maio de 2014

"AMOR", ISABEL ALLENDE - ED. BERTRAND BRASIL



A escritora chilena Isabel Allende lançou este livro em comemoração aos seus 70 anos, feitos em agosto de 2012.

Nele reúnem-se uma seleção de seus principais contos de amor.

Erotismo e ciúmes integram essa coletânea, são trechos retirados dos livros já escritos, e antecedendo a cada capítulo a ideia atual da autora a respeito.

Um belo livro comemorativo, de fácil leitura, vale a pena conferir.


Trechos e frases:


"... porque o humor é uma garantia contra o sentimentalismo e a cafonice, que estão sempre à espreita... Além disso, creio que o melhor afrodisíaco é o riso."


"O amor tem palavras mudas, mais transparentes do que o rio." - (Trecho do livro 'A Ilha Sob o Mar')


"Bastava ele me tocar para transformar meu choro em suspiros e minha zanga em desejo." - (Trecho do livro 'Inês de Minha Alma')


"... o amor é um contrato, que se inicia com uma faísca e pode terminar do mesmo modo." - (Trecho do livro 'Retrato em Sépia')


"Comecei a viver para esperá-lo" - (Trecho do livro 'Eva Luna')


"Quis segurar a realidade que lhe fugia, ancorar o espírito em qualquer coisa, na roupa em desordem em cima da cadeira, nos livros empilhados no chão..." - (Trecho do livro 'Contos de Eva Luna)


"Jamais amaria outro, aquele amor proibido seria o único que ela teria neste mundo." - (Trecho do livro 'Zorro')


"Caíram abraçados sobre o colchão estragado pela umidade e pelo abandono e se amaram na escuridão, em total silêncio, sufocados de palavras mudas e gritos de prazer que se desfaziam em suspiros." - (Trecho do livro 'A Ilha Sob o Mar')


"Talvez não tivessem feito nada que já não tivessem feito com outros, mas era muito diferente fazer amor quando se amava." - (Trecho do livro 'A Ilha Sob o Mar')


"-Você me deixa louco... Não sei o que está acontecendo; jamais havia amado e nunca voltarei a amar alguém como você. Este é um encontro feito para os deuses; estamos destinados a nos amar..." - (Trecho do livro 'Filha da Fortuna')




quarta-feira, 21 de maio de 2014

"A CONDIÇÃO INDESTRUTÍVEL DE TER SIDO", HELENA TERRA - ED. DUBLINENSE


A autora gaúcha Helena Terra tem sua estréia na narrativa longa com esta obra.

Um livro de fácil leitura, envolvente e atual.

Nele você encontra uma história de amor que acaba se tornando quase uma obsessão, até a realidade vir à tona.

Quais as chances de encontrar o verdadeiro amor oculto entre as centenas de nomes sem rosto que frequentam um blogue coletivo?

A narradora de "A condição indestrutível de ter sido", esbarra por acaso com Mauro, um sujeito simpático e inteligente, e, impelida pela paixão, resolve canalizar todas as suas energias para concretizar este relacionamento. Mesmo ele morando distante e sendo casado.



* Trechos e frases:



"Se há esperança para recordar, você segue em frente. Se você tem alguém para compartilhá-la e andar junto, para dizer, sim, essa é a nossa trincheira, essa é a nossa tábua a mar aberto, seja de um mar salgado ou de invisibilidades, você se ultrapassa e vai além da rotina complexa..."


"Naquela boca, havia dedos, garras. Aquela boca evocava-me e dilatava-me. Sugava um céu pelas minhas coxas, sugava nuvens pelos meus ombros e pelo meu pescoço. A vontade era de entregar-me a ele com a urgência de uma carta extraviada durante anos para que ele me rompesse e me lesse em alto amor."


"A rotina é uma adequação. A existência, não. Viver não é estar sempre de acordo, adaptada. Regras se quebram."


"O meu coração é um corpo que não desiste de mim."


"Vem pousar o teu requinte de pássaro sobre o meu voo, sobre a penugem das minhas orações e da minha delicadeza, que a minha delicadeza há de ser o teu refúgio e também a força que estancará esses teus anos de fuga e de demorada solidão."


"Notas musicais preenchem faltas."


"Ele tentava me confortar. Eu queria ser confortada. E queria tanto que poderia ir com ele para qualquer ponto do planeta. Escrevi a ele: vou com você para onde você quiser. Iria como uma nuvem, transformei-me em nuvens. Criei para nós um céu de palavras e o habitei com uma atmosfera carregada de esperanças e de verbos. A esperança e o verbo eram o meu ar, as minhas nuvens, o meu amor. Sem eles, pouco me importaria ser de carne e osso e ter ou não uma cabeça, tronco e membros."








"COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ", JOJO MOYES - ED. INTRÍNSECA



Para quem gosta de um bom romance, com uma requintada dose de drama este é um livro que me levou as lágrimas, uma leitura envolvente que leva-nos a uma viagem dentro das nossas mais profundas emoções.

Até que ponto temos poder de decisão sobre nossas vidas? 

Mais do que uma história de amor, a relação dos personagens Louisa e Will conduz o leitor a rever seus valores, questionar a própria vida e o sentido dela.

O romance de Jojo Moyes, publicado pela Editora Intrínseca, esteve na lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos e na Inglaterra, ocupou o primeiro lugar na Alemanha e virou até roteiro de filme.

Os direitos de adaptação cinematográfica foram adquiridos pelos estúdios MGM.




* Trechos e frases:



"Dizem que só é possível se admirar um jardim depois de certa idade, e acho que existe alguma verdade nisso. Provavelmente tem algo a ver com o grande ciclo da vida. Parece que há algo de miraculoso em ver o inexorável otimismo de um novo broto após a desolação do inverno, uma espécie de alegria na diversidade a cada ano, a forma como a natureza escolhe mostrar diferentes partes do jardim."


"Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida - a vida real - parece distante."


"As horas tinham se tornado irreais, uma ilha fora do tempo."


"Eu não sabia que a música era capaz de fazer com que coisas novas surgissem dentro da gente e de nos levar a lugares que nem o compositor imaginou."


"Havia todo um mundo à minha disposição naquele computador, página após página. Aquilo começou a exercer sobre mim um canto de sereia."


"Se ele amar, sentirá que pode seguir em frente. Sem amor, eu já teria afundado várias vezes."


"Olhei pela janela para o céu azul-claro da Suíça e contei a história de duas pessoas. Duas pessoas que não deviam se encontrar e que não gostaram muito um do outro quando se conheceram, mas que descobriram que eram as duas únicas pessoas no mundo que podiam se entender."


"Tentei apenas ficar ali, absorver o homem que eu amava por osmose, guardar em mim o que sobrava dele."


"...poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas."