segunda-feira, 16 de abril de 2018

"HOMENS SEM MULHERES"; HARUKI MURAKAMI, - EDITORA ALFAGUARA


Murakami é um autor capaz de criar universos próprios, que se desdobram em romances de fôlego e personagens cativantes. Mas ele é também um excelente contista, neste volume: sete histórias que tratam de relações amorosas e trazem o estilo único do autor.

São contos sobre o isolamento e a solidão que permeiam as relações amorosas: homens que perderam uma mulher depois de um relacionamento marcado por mal-entendidos. No entanto, as verdadeiras protagonistas destas histórias — cheias de referências à música, a Kafka, às Mil e uma noites e, no caso do título, a Hemingway — são as mulheres, que misteriosamente invadem a vida dos homens e desaparecem, deixando uma marca inesquecível na vida daqueles que amam.


TRECHOS E FRASES:



"Um dia, de repente, você vai ser um dos homens sem mulheres. Esse dia chegará subitamente, sem nenhum aviso prévio nem sinal, sem premonição nem pressentimento, sem uma tosse que seja ou uma batida na porta. Ao virar a esquina, você vai descobrir que já está ali. Mas não poderá voltar atrás. Uma vez que virar a esquina, será o único mundo para você. Nesse mundo você estará entre os "homens sem mulheres". Em um plural infinitamente indiferente."


"A imaginação o dilacerava lentamente, sem piedade, como uma faca afiada."


"Por mais terrível que seja a dor, eu preciso saber. Afinal, somente através do saber as pessoas conseguem ser fortes."


"Acho que eu realmente era feliz. Mas, justamente por ser feliz, às vezes era doloroso."


"Eu a perdia aos poucos desde quando ela era viva, e no final a perdi por completo. Como a terra que é desgastada pela erosão até que vem uma onda enorme e arranca tudo pela raiz..."


"Mas será que nós conseguimos compreender alguém por completo? Mesmo que amemos esse alguém profundamente?"


"A música tem o efeito de despertar nitidamente a memória, às vezes a ponto de fazer doer o peito."


"Ontem é o anteontem de amanhã.
 E o amanhã de anteontem."






Nenhum comentário:

Postar um comentário