sábado, 5 de julho de 2014

"COISAS QUE NINGUÉM SABE", ALESSANDRO D'AVENIA - ED. BERTRAND BRASIL



Coisas que ninguém sabe. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2013. Título original: 'Cose Che nessuno sa.'

Este é o segundo livro do  autor italiano Alessandro D’Avenia publicado no Brasil. O autor escreve para adolescentes, mas sua narrativa  vai além, pois o autor escreve de forma poética e erudita. Seus romances são repletos de frases e referências literárias.



Trechos e Frases:



"As lágrimas não se distinguem, e a vida é tão tenra que se dissolve como cera ao fogo, que descasca a menina para descobrir a mulher." 

"A beleza nasce dos limites, sempre." 

"Mas a ele bastava inventar as histórias escondidas daqueles personagens, que, no coração da noite, se descolavam das folhas de papel: o gnomo guloso devorava todas as cerejas, enquanto o dragão que cuspia fogo se apaixonava perdidamente pela borboleta." 

"Quem conhece a dor reproduz-lhe o eco por toda a vida, como as conchas fazem com o mar." 

"Parecia um dom Quixote moderno em seu Rocinante de ferro, mas, em seus olhos, não se vislumbrava loucura, apenas o olhar transparente de quem vê espetáculos não percebidos por olhos que se fecham no limiar das coisas." 

"Acreditava nos livros com a fé que se tem em uma religião, encontrava mais realidade entre as linhas que nas ruas, ou talvez tivesse medo de tocar a realidade diretamente, sem o escudo de um livro.” 

"O mercado dos ignorantes é como o dos mortos: não diminui." 

"Demorou a adormecer. Perguntava-se por que o amor, tão simples em poesia, é tão difícil e arriscado na vida." 

"Somente quem lê e escuta histórias encontra a sua." 

"A solidão o estimulava e ele a degustava entre espirais de fumaça. No lugar da pele, tinha uma couraça de ferro. Sua pele havia desaparecido havia muito, em uma noite sem tempo, como aquela em que o Pequeno Polegar é deixado no bosque e precisa encontrar sozinho a estrada. E a encontra tornando-se mais esperto e mais forte que a noite. O segredo para vencer a noite é tornar a própria pele e o coração mais duros que ela." 

"Como um marinheiro sob o manto noturno do céu, imergiu naqueles olhos... tempo suficiente para um poeta receber inspiração." 

"Os deuses dão só o primeiro verso, depois a tarefa dos poetas é estar à altura nos seguintes, e assim é o amor: acontece como um dom do céu e depois o testemunho passa a nós, pedindo-nos a coragem e o afã de deixá-lo acontecer, sem medo de nossa inadequação." 

"Amor é aquilo que escraviza os livres e liberta os escravos."
 
"Até a lampadazinha que brilhava na penumbra do quarto, iluminando as linhas de um livro, parecia a lembrança ancestral de noites de fogos, estrelas e narrativas."
 
"O silêncio da nascente quase decepcionava comparado ao rumor alegre da cascata. A vida é assim: nasce em silêncio, em um esconderijo, e, aos poucos, engrossa-se em seu transcorrer e canta justamente onde encontra um obstáculo."
 
"Você não imagina quanto é bonito amar para além dos próprios medos."
 
"Quem tem um amor em vigília pode dormir sonos tranquilos."
 
"O amor se nutre de distância, mais que de vizinhança, ou melhor, a proximidade excessiva o ofusca e o apaga. Somente quem ainda pode desejar permanece enamorado."
 
"Um amor sonhado é mais feliz que duas escovas de dentes juntas no mesmo copo."
 
"E esperaria todo o tempo do mundo, porque só o tempo conhece a fórmula para transmutar os desejos em vida e a vida em desejos..."
 
"... mas nada mancha mais os olhos do que as lágrimas."
 
"Certas coisas não se dizem em voz alta. A gente faz, e pronto."
 
"Assim fazem as histórias: suavizam as arestas das coisas e permitem que você caminhe sobre elas."
 
"A vida é um fio. Não, pior: a vida é um novelo emaranhado e inextricável. Quem consegue encontrar a ponta da meada é um afortunado."
 
"Naquela escuridão, encontraria mais amor que havia encontrado na luz fria e enganadora do mundo: ainda podia confiar na vida, na vida que existia nela, e, se alguém a alcançasse ali, provavelmente poderia chamá-la Amor."
 
"... , não eram as estrelas que flutuavam no escuro, mas o escuro que cobria, como uma capa esburacada, um enorme espaço branco de luz."
 
"Muitas vezes, a coragem chega quando é tarde demais, porque o medo impede de ver adiante e, em vez disso, impele a tentar controlar aquilo que estamos perdendo, porque essa é a solução mais rápida, segura e indolor."
 
"... desenhava para não chorar. Isso talvez viesse a torná-lo um artista, mas certamente o tornaria único, porque, onde a dor se esconde, cresce a madrepérola da vida."
 
"As distrações, aquelas traídas por olhos perdidos no vazio, são as verdadeiras atenções, e, na realidade, aqueles olhos que parecem não enxergar nada veem tudo."
 
"... até as coisas cortantes se suavizam com o tempo, que o amor transforma um pedaço de garrafa em uma pedra preciosa, e que eu estava fazendo isso com ele."
 
"As palavras dos grandes escritores refinavam seus sentidos e construíam um significado ulterior, magnificavam o corriqueiro, arrancando-o à sua rotina, transformavam em poesia a prosa cotidiana."
 
"A literatura o obrigava a se escutar, como se, em seu íntimo, existisse uma porta atrás da qual alguém murmurava segredos a seu respeito."
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário